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Três perguntas: o mercado de franquias odontológicas

A Odonto Excellence é uma rede de franquias odontológicas fundada em 2009 pelo empresário Oséias Gomes. Operando no Brasil, Portugal, Paraguai e Angola, a empresa se prepara para expandir suas atividades para outros 5 países, entre eles o México e a China.

Para que tenhamos uma ideia da dimensão do negócio, em 2019, ano em que completou 10 anos de existência, a Odonto Excellence faturou R$ 293 milhões. No ano seguinte, 2020, o faturamento ficou em R$ 395 milhões, mesmo com o forte impacto da pandemia na economia. Em 2021, a empresa fechou o primeiro trimestre com um faturamento de R$ 130 milhões. Cabe ressaltar que no Brasil, onde se concentra a maior parte da operação da empresa, 55,6% dos brasileiros não fazem acompanhamento odontológico. Se por um lado isso é ruim, por outro mostra o tamanho das perspectivas deste mercado.

Conversamos com Oséias sobre o modelo de franquia da empresa, seus planos de expansão e a resposta e perspectivas do mercado.


Como funciona a franquia da Odonto Excellence? Qual é o grande diferencial da franquia?

A Odonto Excellence é uma franquia de gestão em clínicas odontológicas. O nosso trabalho é gerenciar, em tempo real, as ações e as estratégias internas e externas a fim de buscar os melhores resultados para todos os envolvidos. Através da nossa gestão, o franqueado terá a certeza de trabalhar com um modelo de negócios já testado e consolidado com a garantia de lucratividade e de fácil aceitação no mercado.

Posso garantir que metade dos franqueados da Odonto Excellence são empresários e investidores dos mais variados ramos. Graças à gestão fácil e moderna da empresa, é possível gerenciar uma unidade de qualquer lugar do mundo. Além disso, ser dentista e franqueado da marca também é muito vantajoso, uma vez que nosso plano de ações é um diferencial para estes profissionais, porque entendemos que a Odontologia deixou de ser somente uma profissão e se tornou também um negócio.


Como o mercado tem respondido a Odonto Excellence? Quais são os planos de expansão nacional e internacional da franquia?

O mercado responde muito bem tanto no B2B (franquia – franqueado), quanto no B2C (franqueado – cliente), pois facilitamos e inovamos cada vez mais nossa gestão e a relação do dentista com o paciente. Estamos no mercado há 12 anos e contamos com mais de 1.100 unidades em quatro países: Brasil, Paraguai, Angola e Portugal. Este ano, mesmo com a pandemia, estamos com o projeto engatilhado no México e nos organizando para aterrizar na Bolívia, Peru, África do Sul e China. Com relação à expansão no Brasil, os estados do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo estão na nossa rota de expansão. Atingimos a marca de inaugurar uma nova unidade a cada 42 horas.

 

Como você tem visto as perspectivas econômicas? A pandemia afetou o mercado de odontologia?

Com a crise, as pessoas não deixaram de consumir. Elas estão apenas mais seletivas. Sendo assim, quem for apenas conhecido, sem ser desejado, terá problemas com o mercado. A odontologia é um serviço vital de saúde. Esse é um dos motivos que faz o segmento estar sempre em alta, em constante crescimento.

As clínicas e os consultórios odontológicos sempre foram muito cuidadosos com relação à higiene e limpeza, por isso, mesmo com a pandemia, se tornaram ambientes seguros para circulação. Além disso, manter a saúde bucal em dia é importante, inclusive, para a prevenção de doenças.

Outro destaque é o constante investimento do Brasil na tecnologia dos procedimentos odontológicos, fazendo com que seja um mercado muito interessante em qualquer cenário.

 

Fonte: Monitor Mercantil

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